Inscrições abertas: I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS vai selecionar trabalhos de enfrentamento à Covid-19

por malucosems
em News
Acessos: 163

 

 

As inscrições estão divididas em três períodos, o primeiro já está aberto e segue até o dia 26/07. Os trabalhos devem abordar a temática única – “As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19”.

Em tempos de pandemia da Covid-19, as redes de assistência tiveram que se adaptar para atender à enorme demanda e responder de forma resolutiva a esse cenário que se estabeleceu na saúde. É nesse contexto que o Conasems iniciou nesta sexta-feira (10) o seu 1º Congresso Virtual e dentre as atividades, que acontecerão ao longo dos próximos quatro meses, destaca-se a 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19. Feita em formato totalmente online, neste ano.  A inscrição das experiências será feita diretamente pelos autores por meio de registro em sistema disponibilizado pelo Conasems/Cosems e a seleção dos trabalhos se dará por meio dos Cosems e, no caso do Distrito Federal, da Secretaria de Saúde.

Acesse aqui e inscreva sua experiência

O período para inscrição das experiências pelos autores, está dividido em três períodos distintos. Ressaltando que qualquer município, de qualquer estado pode inscrever a sua experiência em qualquer período. A divisão das inscrições foi feita pelo fato da pandemia acontecer em momentos diferentes em cada estado do país. As datas para inscrição são:

I – de 17/07/2020 a 26/07/2020;

II – de 21/08/2020 a 30/08/2020;

III – de 18/09/2020 a 27/09/2020.

Para inscrever sua experiência, é necessário antes realizar sua inscrição no I Congresso Virtual do Conasems.

Leia na íntegra o regulamento.

Vale ressaltar que as experiências submetidas devem ter sido efetivamente implementadas no território. Além disso, na 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19” não haverá premiações, já que o intuito é divulgar boas ideias e valorizar o trabalho dos gestores municipais e das equipes de saúde.

Todos os trabalhos inscritos vão compor um repositório online a ser disponibilizado pelo Conasems e os 300 melhores pontuados, selecionado pelos seus respectivos Cosems vão integrar o Catálogo de experiências elaborado pelo Conasems.

Dentre os 300 projetos de destaque, será feita uma seleção da melhor experiência por estado e por região geográfica do paísOs autores desses trabalhos selecionados serão convidados para participar de lives que estão previstas na grade de programação do 1º Congresso Virtual do Conasems para apresentação das experiências para o público.  A primeira live (que apresentará trabalhos inscritos no primeiro bloco) está prevista para 25/08/2020, as datas serão confirmadas e divulgadas no Portal do Congresso


 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conasems.

Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS Enfrentamento à Covid-19: inscreva a experiência do seu município

por malucosems
em News
Acessos: 372

 

 

Quais ações o seu município está realizando no enfrentamento da Covid-19? Edição especial da Mostra Brasil aqui tem SUS será totalmente online e direcionada para essa temática

 

Em 16 anos de Mostra Brasil, aqui tem SUS milhares de trabalhos das equipes de saúde de municípios de todos os estados do país mostraram a potência do Sistema Único de Saúde. Em tempos de pandemia da Covid-19, as redes de assistência tiveram que se adaptar para atender à enorme demanda e responder de forma resolutiva ao novo coronavírus. 

É nesse contexto e vivenciando as regras de distanciamento social que o Conasems iniciou nessa sexta-feira (10) o seu 1º Congresso Virtual e dentre diversas atividades, que irão acontecer ao longo dos próximos quatro meses, destaca-se a 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19. Feita em formato totalmente online, neste ano, a inscrição das experiências será realizada diretamente pelos autores por meio de registro em sistema disponibilizado pelo Conasems. O primeiro período de inscrição vai de 17 de julho a 26 de julho.

Leia na íntegra o regulamento.

Os projetos inscritos devem atender à temática “As ações da gestão municipal e serviços de saúde no enfrentamento à Covid-19”. São exemplos de ações de enfrentamento experiências que promovam: 

  • organização da Rede de Atenção à Saúde; 
  • saúde e segurança do trabalhador;
  • educação em saúde;
  • vigilância em saúde, incluindo ações de integração com a atenção básica; 
  • assistência farmacêutica; 
  • mobilização social, engajamento comunitário e intersetorialidade. 

O período para inscrição das experiências pelos autores, por meio de registro em sistema disponibilizado pelo Conasems/Cosems, será dividido em três datas distintas. Isso se deve porque a pandemia acontece em momentos diferentes em cada estado do país. As datas para inscrição são:

I – de 17/07/2020 a 26/07/2020;

II – de 21/08/2020 a 30/08/2020;

III – de 18/09/2020 a 27/09/2020.

Vale ressaltar que as experiências submetidas devem ter sido efetivamente implementadas no território. Além disso, na 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19” não haverá premiações, já que o intuito é divulgar boas ideias e valorizar o trabalho dos gestores municipais e das equipes de saúde. 

No momento da inscrição, juntamente com o texto sobre o trabalho, é possível anexar até 03 fotos e/ou inserir o URL (link) de 01 vídeo já postado na plataforma YouTube. A inserção/upload dessas mídias no momento da inscrição é opcional e não obrigatória. 

Todos os trabalhos inscritos vão compor um repositório online a ser disponibilizado pelo Conasems e os 300 melhores pontuados, selecionado pelos seus respectivos Cosems vão integrar o Catálogo de experiências elaborado pelo Conasems. 

Dentre os 300 projetos de destaque, será feita uma seleção da melhor experiência por estado e por região geográfica do país. Os autores desses trabalhos selecionados serão convidados para participar de lives que estão previstas na grade de programação do 1º Congresso Virtual do Conasems para apresentação das experiências para o público. 

 

Clique aqui para ler o Regulamento da 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à Covid-19 na íntegra. 

 

#oSUSquefazemos: campanha nas redes sociais 

Assim como a temática da 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS, o enfrentamento à Covid-19 também é tema de uma campanha de comunicação nas redes sociaismobilizada pelo Conasems e a Rede Cosems, desde o início da pandemia. Com a hashtag #oSUSquefazemos já foram feitas mais de 100 publicações pelos próprios municípios destacando os trabalhos que as equipes têm feito no combate à pandemia e na reorganização das redes durante esse período.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conasems.

Retorno das atividades na sede do Cosems-AM

por malucosems
em News
Acessos: 110

 

 
COSEMS-AM retorna as suas atividades adotando as medidas de segurança da OMS, disponibilizando máscaras, álcool gel em suas dependências e respeitando o espaçamento necessário entre as pessoas.
Nessa semana de retorno, a instituição realizou testes rápidos em seus funcionários e liberou os que estão em grupo de risco ou com algum sintoma relacionado ao covid-19.
O horário de funcionamento foi reduzido de 08:00 às 13:00h, mas os atendimentos online com os apoiadores segue normal até as 17h.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conasems.

Inscrições abertas: I Congresso Virtual do Conasems

por malucosems
em News
Acessos: 223

 

Com o tema “Diálogos para o encerramento da gestão”, o Congresso com duração de 4 meses, será totalmente online e gratuito. Atividades iniciam dia 10 de julho com mesa de abertura e seminário com especialistas abordando orientações sobre o processo de encerramento de gestão 

Com objetivo de apoiar e qualificar a gestão municipal do SUS, levando em conta a situação de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, o Conasems lança seu I Congresso Virtual. A programação semanal, em formato inovador, vai contar com mais de 15 atividades online distribuídas ao longo de  quatro meses. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (01/julho) e a mesa de abertura será no dia 10 de julho, seguida do primeiro seminário do evento.

A programação segue com atividades semanais até 10 de novembro. As principais mesas serão mensais, tratando de temas relevantes para a gestão municipal, como Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Governança das Redes de Atenção à Saúde (RAS). O I Congresso Virtual do Conasems também vai contar com uma edição especial da Mostra Brasil, aqui tem SUS com apresentações de experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19 nos municípios. Além disso, o evento lançará novos episódios dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e vídeos da série #AedesNaMira em sessões comentadas com debate e troca de experiências, na estreia do #CineSUS.


INSCREVA-SE: EVENTO GRATUITO, ONLINE E INTERATIVO

Os conteúdos serão estrategicamente elaborados e apresentados para apoiar os municípios no processo de encerramento da gestão e auxiliar os trabalhadores do SUS no enfrentamento da pandemia da Covid-19. 

As inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (01) e ficarão abertas durante todo o período do Congresso, previsto para encerramento em novembro/2020.  A inscrição/cadastro pode ser feito de forma fácil e gratuita pelo Portal do Congresso https://www.conasems.org.br/congresso-virtual. A programação é voltada especialmente para gestores municipais de saúde e profissionais do SUS, porém, as inscrições são liberadas para acesso do público em geral.

Ressaltando que é essencial realizar a inscrição e preencher os dados para acessar o conteúdo e receber por email as notificações, alertas, materiais extras com conteúdos exclusivos e posteriormente certificados relacionados a atividades específicas. 

ABERTURA E PRIMEIRO SEMINÁRIO: ESPECIALISTAS ORIENTAM SOBRE ENCERRAMENTO DA GESTÃO 

A cerimônia de abertura do I Congresso Virtual do Conasems, será feita no dia 10 de julho, a partir das 14h e contará com representantes dos três entes da gestão do SUS – Ministério da Saúde, Conass e Conasems – além do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). 

Também no dia 10, logo após a abertura, às 14h30, acontecerá o primeiro grande seminário do Congresso sobre encerramento da gestão. Com convidados especialistas, o objetivo é debater as principais obrigações legais e aspectos de gestão a que deverão estar atentos até o encerramento da atual gestão, considerando inclusive as questões adicionais trazidas pela pandemia do coronavírus, bem como tratar da importância do processo de transição entre a atual e a futura gestão que terá início em 2021, para que se garanta a continuidade da prestação adequada de serviços de saúde à população. 

O debate vai destacar a necessidade da realização de um balanço dos planos municipais de saúde com a finalidade de prestação de contas e também de elencar pontos para diálogo com a futura gestão. Além disso será ressaltada a importância do registro de todos os atos administrativos desenvolvidos  e atualizados nos sistemas de informação oficiais.

Confira aqui a lista de palestrantes, os temas e a programação do Seminário

MOSTRA ESPECIAL BRASIL AQUI TEM SUS: ENFRENTAMENTO DA COVID-19

A primeira mostra virtual “Brasil, Aqui Tem SUS – Covid 19”, como o próprio nome sugere, será voltada para as narrativas de experiências exitosas de profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia. Será uma oportunidade para todos os estados e o DF relatarem suas experiências de reorganização das redes de atenção, dos fluxos de trabalho e de reorganização da assistência para conseguir oferecer o cuidado para os pacientes com Covid-19, num contexto em que outras necessidades em saúde da comunidade não cessam. 

Serão quatro meses de mostra, haverá um portal exclusivo para publicação das experiências e reportagens especiais sobre os projetos selecionados. Os profissionais de saúde poderão submeter experiências para a Mostra Brasil aqui tem SUS Especial – Covid 19 após a publicação do edital com todas as especificações e regulamento que será disponibilizado em breve no Portal do Congresso. 

CineSUS: EXIBIÇÕES COMENTADAS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS 

Novos episódios da 4ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e os vídeos da série #AedesNaMira, sobre trabalhos selecionados no âmbito do Projeto Aedes na Mira, serão apresentados em formato de watch parties, onde, virtualmente, os documentários serão exibidos em uma estréia comentada, com debates ao vivo com os autores. Todo mês um vídeo novo será lançado durante a programação do #CineSUS. Na Semana Especial da Vigilância, todos os dias novos vídeos sobre o tema serão disponibilizados. Experiências exitosas no combate ao aedes, integração entre Vigilância e Atenção Básica em municípios de várias partes do país são os destaques das estreias. 

Em breve divulgaremos as sessões do #CineSUS, acompanhe as novidades nas nossas redes sociais!

36ª CONGRESSO CONASEMS

O Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde é realizado anualmente pelo Conasems há 35 anos, com discussões voltadas à formulação e implementação de políticas públicas de saúde, sempre privilegiando a troca de experiências como meio de conferir profundidade aos temas abordados. Em 2020, a 36ª edição, estava prevista para o período de 08 a 10 de julho, na cidade de Campo Grande-MS, tendo como expectativa de público mais de 5.000 pessoas de todos as partes do Brasil. Devido à pandemia da Covid-19, a realização do evento presencial foi adiada para 2021 em data a ser confirmada.


 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conasems.

Evento Web referente à Covid-19, Influenza e Meningite Meningocócica

por malucosems
em News
Acessos: 325


O combate ao avanço do novo Coronavírus no interior do Amazonas está extremamente difícil por causa da falta de comunicação entre os governos estadual e federal e os municípios. O problema foi apresentado pelos gestores municipais de Saúde durante reunião virtual organizada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), na noite dessa quinta-feira (07/05).

O encontro também contou com a participação de membros do Ministério Público do Estado do Amazonas, da deputada estadual Mayara Pinheiro e de um representante da Associação Amazonense dos Municípios (AAM). A pauta central da reunião virtual foi o avanço da pandemia da COVID-19 no interior do estado.

“Até o momento, ainda não fomos procurados por nenhuma esfera governamental, seja federal ou estadual, para debatermos políticas públicas de saúde efetivas no combate à pandemia. Hoje, os municípios figuram apenas como ouvintes, sem nenhuma participação nas discussões e tomada de decisões”, afirmou o presidente do COSEMS-AM e secretário de Saúde de Tapauá, Januário Neto.

Quando os primeiros casos da COVID-19 começaram a ser identificados no Amazonas, segundo Januário Neto, todos os municípios elaboraram seus próprios planos de ação, levando em consideração as peculiaridades e particularidades de cada localidade. “Esses planos foram entregues à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e até hoje não recebemos qualquer retorno”, informou.

Para a vice-presidente do COSEMS-AM e secretária de Saúde de Tefé, Maria Adriana Moreira, a situação dos municípios estaria bem diferente se os governos federal e estadual estivessem abertos ao diálogo desde o início da pandemia. “Acredito que, se houvesse troca de informações desde o início, hoje teríamos, pelo menos, o direcionamento de ações no interior do estado”, afirmou.

Segundo Adriana Moreira, os municípios estão enfrentando extrema dificuldade para executar tarefas essenciais como a compra de medicamentos, insumos e equipamentos. “Contamos com a boa vontade e atenção do secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da SUSAM, Cássio Roberto Espírito Santo, que nos ajuda sempre que possível, mas falta essa comunicação mais efetiva com o Governo do Estado, o que é fundamental nesse momento de crise”, comentou a vice-presidente, colocação endossada por todos os secretários de saúde.

Durante a reunião, a deputada estadual Mayara Pinheiro, que também é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), revelou que o próprio poder legislativo não teve acesso às informações referentes ao plano de ação do Governo do Estado.

“O ministro da Saúde, Nelson Teich, esteve em Manaus recentemente, fez visitas de vistoria nas unidades de saúde e elogiou o Governo do Amazonas por ter sido um dos primeiros no Brasil a elaborar um planejamento estratégico de combate à doença. Mas até agora não sabemos quais as ações e nem como serão executadas. Estou muito preocupada com o interior, pois ainda há muita subnotificação”, declarou.

Após ouvir a exposição dos membros do COSEMS-AM, a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, considerou “inacreditável que se estabeleça um plano de contingenciamento para o estado sem que ouvir os municípios. Isso é muito grave. São problemas estruturais e orgânicos que vão impactar com o agravamento da situação”.

Leda Albuquerque colocou o Ministério Público à disposição para ajudar os secretários municipais de Saúde na luta contra a pandemia no interior. “Peço que cada município oficialize em documento a atual situação para sabermos quais as dificuldades enfrentadas e como poderemos ajudar”, orientou.

CONVITE

A secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, por duas vezes foi convidada a participar da reunião via ofício enviado pelo COSEMS-AM. Na primeira ocasião, por conta da visita do ministro da Saúde a Manaus, a secretária informou que estaria impossibilitada de participar e sugeriu o adiamento da reunião. “Acatamos a sugestão e adiamos a reunião porque entendemos que a visita do ministro Nelson Teich traria novidades para o Amazonas”, lembrou Januário Neto.

A reunião virtual foi remarcada, então, de segunda-feira (04/05) para quinta-feira (07/05), mas logo pela manhã o presidente do COSEMS-AM recebeu ofício da Secretaria de Estado de Saúde informando novamente da impossibilidade de participação da secretária Simone Paiz por conflito de agenda. O ofício também sugeria uma nova data e que a reunião fosse organizada pela SUSAM com convidados previamente autorizados pelo órgão.

“Decidimos fazer a reunião assim mesmo, na quinta-feira, pois todas as entidades convidadas (Ministério Público, ALEAM, AAM) já haviam confirmado participação e entendemos que neste momento a discussão tem que ser plural, com a participação de todos. Além disso, estamos sentindo que a situação no interior está rumando para o caos e quanto mais tempo levarmos para tomar decisões, mais vidas estarão em risco de morte”, justificou Januário Neto.

O conteúdo da reunião será apresentado à população e órgãos competentes em forma de “Manifesto Pela Vida no Interior” com todos os gargalos enfrentados pelos municípios neste momento: Desorganização sistêmica e realização de ações isoladas; Insuficiência de recursos humanos; Escassez de insumos, medicamentos e EPIs; Logística; Sobrecarga no sistema de saúde do interior.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.

Webmeeting COSEMS

por malucosems
em News
Acessos: 357

Prezados (as) Secretários (as) a Sanofi Pasteur em parceria com a organização do Evento COSEMS Norte Nordeste, convida a todos para participar do evento Web que trará informações e educação científica sobre Covid-19, Influenza e Meningite Meningocócica, que será realizado dia 27/04 (segunda-feira) as 16 hrs via transmissão ao vivo pela internet.

Para assistir, acesse o site www.vacinasnaweb.com.br

Contamos com a sua presença!

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.