Januário Neto é reconduzido à presidência do COSEMS/AM

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 282

 

O Secretário Municipal de Saúde de Manaquiri, Januário Neto, foi reconduzido por aclamação ao cargo de presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), durante assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (17/12), na sede da instituição. Januário Neto comandará o COSEMS-AM no biênio 2019-2020.

A chapa aclamada conta ainda com 1º Vice- Presidente Maria Adriana Moreira - Tefé, 2º Vice – Presidente Manuel Barbosa de Lima - Boca do Acre, 1º Secretário Aurimar Simões Tavares - São Sebastião do Uatumã, 2º Secretário Cleomar Scandolara - Humaitá, 3º Secretário Clerton Rodrigues Florêncio -Parintins, 1º Tesoureiro Laene Conceição Gadelha - Nova Olinda do Norte, 2º Tesoureiro Lysandra Nivea Guimarães - Boa Vista do Ramos, 3º Tesoureiro Maria Nazaré da Silva Rocha - Amaturá

Para Januário Neto, os municípios terão grandes desafios nos próximos anos para continuarem a oferecer um serviço de saúde digno à população do interior do Amazonas. “A primeira batalha já está sendo travada, que é a questão dos Mais Médicos. Estamos lutando para que os nossos municípios recomponham, o mais rápido possível, suas equipes que foram desfalcadas com a saída dos cubanos do programa”, afirmou o presidente.

Outra questão que deve entrar na pauta do COSEMS-AM nos próximos anos é o repasse de recursos que já são de direito para a saúde dos municípios, mas que o Governo do Estado permanece contingenciando. “Sem esses recursos a saúde no interior do Amazonas fica praticamente inviabilizada. As prefeituras não têm caixa para custear o serviço em 100%. Os governos Federal e Estadual precisam dar as suas contrapartidas”, afirmou Januário.

Fonte: Comunicação Cosems-AM.

 

Prefeitura de Parintins faz adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE)

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 50

O Programa Saúde na Escola surge com o objetivo de contribuir para formação integral dos alunos com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde enfrentando as vulnerabilidades que prejudicam o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), através da Portaria no 3.662/2018 que habilitou o município a receber recursos financeiros para a implementação do conjunto de ações do programa para o combate da obesidade infantil e redução da baixa frequência dos alunos por motivos relacionados à saúde e seus determinantes para 2019 e 2020.
 
Na reunião entre o secretário de Educação, João Costa, e o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), foram esclarecidos assuntos relacionados ao processo de adesão, planejamento das escolas e indicadores. O município receberá R$ 103.317,52 para o atendimento de 30 escolas da rede municipal de ensino, sendo 16 centros educacionais infantis e 14 escolas do ensino fundamental com aproximadamente 16 mil alunos beneficiados.
 
O Programa Saúde na Escola surge com o objetivo de contribuir para formação integral dos alunos com ações de promoção, prevenção e atenção a saúde enfrentando as vulnerabilidades que prejudicam o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.  Para o secretário de educação João Costa, o sucesso do PSE está relacionado a importância de entender a educação integral e desenvolvimento da comunidade escolar.
 
“Hoje com a adesão e o compromisso do prefeito Bi Garcia, temos 30 escolas municipais cadastradas como prioritárias no Programa PSE, atendendo mais de 16 mil estudantes, promovendo saúde e a cultura de paz, reforçando a prevenção de agravos a saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação”, destacou o secretario João Costa.

 

 

Fonte: Comunicação Cosems-AM.

 

COSEMS-AM FAZ TREINAMENTO COM TÉCNICOS PARA ENTREGA DE SITE INSTITUCIONAL

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 101

 

O Cosems-AM retomou a série de treinamentos com técnicos para a entrega de sites institucionais para as Secretarias Municipais de Saúde. Os sites de Barcelos, Barreirinha, Japurá, Jutaí, Manaquiri, Santo Antônio do Içá e São Sebastião do Uatumã já foram entregues e estão no ar para livre acesso.


A ideia é padronizar o canal digital de comunicação das secretarias municipais de Saúde com o público de forma que todos os municípios mantenham a mesma linguagem e identidade visual na Internet. O serviço oferecido pelo COSEMS-AM não tem custos para as prefeituras.


Os sites das secretarias municipais terão uma interface simples e intuitiva. No ambiente digital estarão informações como o endereço das unidades de saúde dos municípios, uma descrição dos Programas Municipais de Saúde, informações e notícias sobre ações e atividades das equipes das secretarias, além de canais de comunicação com o público.

 

Fonte: Comunicação Cosems-AM.

 

SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ INVESTE RECURSOS SIGNIFICATIVOS NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 99

A Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido recursos significativos na Assistência Farmacêutica, para dotar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com os insumos necessários para atender os usuários do sistema público de saúde.


Os recursos destinados à saúde do município foram utilizados para a compra de medicamentos que abastecerão as Unidades Básicas de Saúde Maria de Lurdes, Álvaro Braga, Dalila Monteiro, Altair Fernandes e Hospital Rosa Fabiano Falabella. Além de medicamentos, foram adquiridas com o recuso, roupas para serem utilizadas no centro cirúrgico e lençóis para as enfermarias do Hospital Rosa Fabiano Falabella.

 

Fonte: Semsa SSU.