O Projeto Apoiador Cosems-AM em Movimento realiza Visita Técnica ao Município de Careiro Castanho

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 190

O deslocamento do apoio técnico do Cosems-AM tem o seu foco na qualificação do processo de fortalecimento do trabalho das Secretarias Municipais de Saúde, objetivando impulsionar a atuação destas.

Os apoiadores Tadeu Almeida e Daniel Barroso se deslocaram até o Município de Careiro Castanho para uma visita técnica, com a finalidade de auxiliar a gestão da Secretária de Saúde Aldinéia Pascoal da Silveira e também aperfeiçoar os integrantes de sua equipe.


Na visita ao Município foram ministradas Oficinas sobre o NASF abordando vários assuntos relacionados ao Controle Social e Atenção Básica, além das resoluções de algumas questões relativas ao funcionamento e organização do Conselho de Saúde do Município. Os Conselheiros de Saúde também receberam uma Oficina para aprofundar seus conhecimentos sobre a criação e função do órgão em que trabalham.

A Coordenadora de Atenção Básica Gerliane declarou que a visita técnica dos apoiadores foi de extrema importância, pois fortaleceu o entendimento sobre o Conselho Municipal de Saúde, fazendo com que os profissionais pudessem compreender de fato a função do Conselho. Em relação à Oficina sobre o NASF a Coordenadora acrescentou que a apresentação expandiu o conhecimento sobre o apoio à saúde da família e que os apoiadores orientaram sobre a atuação e objetivo do projeto. Por fim, mostrou-se satisfeita com o trabalho realizado pelos apoiadores e declarou que já estão articulando para uma nova solicitação de visita para tratar sobre os novos indicadores do NASF.

“A oportunidade de ofertar a oficina de qualificação aos profissionais do NASF no município Careiro Castanho serviu de aprendizagem mútua, realizamos uma grande roda de conversa para esclarecimentos de dúvidas da rotina de trabalho das equipes, lembrando-se sempre que as equipes do NASF devem trabalhar de forma integrada às equipes de Saúde da Família, apoiando-as e compartilhando saberes.” Declara Daniel Barroso – Apoiador do Cosems-AM.


O Apoiador Tadeu Almeida acrescentou que “O Controle Social foi uma das grandes conquistas da sociedade nos últimos tempos, pois permite que todos os atores envolvidos no processo saúde/doença do SUS participe das decisões nas estratégias de enfrentamento das iniquidades que ameaçam o desenvolvimento de suas ações e poder compartilhar as experiências acumuladas ao longo dos anos com os conselheiros de saúde e equipe técnica do Município de Careiro Castanho foi muito gratificante.”


O Projeto Apoiador – Cosems em Movimento segue dando cumprimento às demandas recebidas, exercendo o papel de levar conhecimento e orientações aos Secretários de Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cosems-Am.