Amazonas e Rondônia, Estados Coirmãos em gestão de Saúde.

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 199

Uma Pactuação Inter-Estadual, visa potencializar ainda mais essa parceria.

Amazonas e Rondônia sempre estiveram "unidos", mas queremos especificamente falar da assistência em saúde. Humaitá e os demais municípios do Sul do Amazonas sempre dependeram em específicas situações em saúde do estado de Rondônia, que sempre esteve de braços abertos a nos ajudar. Porém ao longo desses muitos anos, não se teve oficialmente uma pactuação entre as esferas governamentais afim de potencializar esse elo, que só visa melhorias, para ambas federações.A falta de medida para viabilizar essa parceria, levou a gestão em saúde do referido Estado romper os atendimentos que vinham sendo executados.


Com uma visão de gestão compromissada com a melhor qualidade na prestação dos serviços o prefeito Herivaneo Seixas determinou que a Secretaria de Saúde de Humaitá estabelecesse essa parceria porém de forma oficial e contundente.


Partindo desta ordem nosso secretário de Saúde Cleomar Scandolara, teve uma agenda e tanto.


Na tarde desta terça-feira (13/03) o chefe da pasta de saúde esteve em reunião com o Dr. Williames Pimentel, Secretário de Estado da Saúde em Rondônia, que na oportunidade disse "Nosso Estado, sempre prestou atendimento a população Humaitaense e demais municípios e fazemos isso com muito zelo, porém é justo e faz-se necessário , que essa parceria seja uma via de mão dupla, uma vez que o Amazonas em sua capital Manaus, tem algumas especialidades em atendimentos que ainda não temos aqui em Rondônia, então , precisamos firmar essa parceria , afim de que fique bom para ambas as partes". Dr.Pimentel disse ainda que, essa é a melhor maneira de viabilizar essa parceira que assim se torna justa.


Ainda de acordo com o secretário de Estado, os atendimentos feitos em pacientes da região Sul do Amazonas , geram aos cofres públicos de Rondônia, uma demanda financeira de pouco mais de dois milhões anualmente.


Na oportunidade o secretário Cleomar, propôs a pactuacão inter-estadual, afim de firmar a parceria.


Essa agenda vai além daqui, pois a medida que beneficiará ambas as partes, já é vista com bons olhos pela gestão do governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que já tem demandado medidas favoráveis a melhor prestação dos serviços de Saúde para região Sul do Amazonas.


Em diálogo com nossa produção o secretário Scandolara disse que: "Esta visita a gestão de Saúde do Estado de Rondônia vem coroar a parceria feita entre a gestão municipal na pessoa do prefeito Herivaneo e também a equipe de gestão da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas que tem sido uma grande parceira e que inclusive, já deu possitividade para a pactuação inter- estadual, eu saio da reunião com o secretário Dr. Williames Pimentel muito satisfeito, porque não só estamos restabelecendo os atendimentos dos pacientes que já estão em andamento, como a medida irá proporcionar ainda mais melhorias, a nossa população de Humaitá e demais vizinhos".


Em um harmonioso abraço os secretários confirmaram o restabelecimento no atendimento aos pacientes do Estado do Amazonas na capital Rondoniense, Porto Velho.


E caminha as articulações para a criação da minuta da pactuação inter-estadual, que deverá ser assinada pelos devidos representantes das instituições e líderes das esferas governamentais no dia 15 de Maio de 2018 em Humaitá, data que a cidade polo em saúde irá comemora 149 anos, o que deverá ser, um marco histórico de pacto firmado entre os estados cooirmãos.

 

 

Fonte: Saúde Humaitá.