Cosems-AM participa do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 282

Representantes dos municípios do Amazonas se reúnem para oficinas sobre as Políticas e programas federais para a saúde.

 O Departamento de Atenção Básica (DAB/MS) realiza, de 13 a 14 de março, em Manaus, o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. É o terceiro encontro da agenda que acontecerá em 37 cidades nos próximos meses. O evento reúne autoridades locais, técnicos do Ministério da Saúde, gestores e trabalhadores da Atenção Básica do Amazonas e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde.

A mesa de abertura contou com a presença de Márcia Helena Leal, representando o DAB, o diretor do DAB do Estado do Amazonas, Jani Kenta Iwata, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), Edylene Maria dos Santos, e o Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS/AM), Januário Neto.

Na abertura do evento, Márcia Leal pontuou a importância do encontro. “São em momentos como estes que podemos realizar uma troca de experiência mais pontual, que vem agregar para todos. Temos aqui o espaço para discutirmos juntos sobre o valorização da Atenção Básica para a região. Desejo que o nosso encontro seja produtivo”.

Januário Neto frisou a importância do Ministério da Saúde em realizar esse tipo de evento. “A atual gestão entendeu que há sobretudo, em regiões como a nossa, uma ausência muito grande da parte federal para nos ajudar em diversas demandas. Nós temos dificuldades ímpares e o DAB nos acolheu, nos ouviu. Nosso Amazonas é tão grande e agora temos essa oportunidade aqui. Precisamos aproveitar cada momento desse encontro”.

Ainda na mesa de abertura, Jani Kenta reforçou o apoio institucional que o governo federal tem feito no Estado. "O DAB tem nos recebido muito bem e tem caminhado junto conosco. Esse é o nosso momento de renovação. A gente agradece ao departamento por esse trabalho permanente junto ao estado e pelas conquistas, como a ampliação da cobertura de Atenção Básica que recebemos recentemente", afirmou.


Certificados de honra
Após a cerimônia de abertura, a representante do DAB pediu licença para cumprimentar todos os gestores presentes no evento pelos índices alcançados no Programa Bolsa Família. Certificados foram entregues aos Secretários Municipais de Saúde parabenizando pelo esforço e trabalho realizado em prol do programa.  O estado alcançou e ultrapassou as metas.

Márcia Leal disse que o estado também está de parabéns pela conquista das Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF). “Em nome do DAB deixo os cumprimentos ao estado, que assim que soube do programa buscou informações, trabalhou para se adequar aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde e conseguiu financiamento e credenciamento”. O Amazonas conta com 23 UBSF.


Mesa Redonda – Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica
Jani Kenta iniciou a mesa redonda explanando sobre a função, dificuldades, metas e avanços do Departamento de Atenção Básica do Amazonas.

O Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Januário Neto, apresentou aos demais convidados a estrutura e o papel que o COSEMS-AM vem desenvolvendo juntamente com os secretários de saúde na forma de orientação na gestão, tendo como foco principal o Projeto Cosems Em Movimento, que leva os Apoiadores Regionais até os municípios para que seja realizado o trabalho de auxilio em diversos assuntos, em especial PMAQ e TERRITORIALIZAÇÃO.

A mesa redonda foi finalizada por Ângela Nascimento, representante do Secretário de Saúde de Manaus Marcelo Magaldi, que abordou sobre os distritos de saúde, suas divisões por região, estrutura e projeção de melhoria para o atendimento básico de saúde na cidade de Manaus.


Programação
Para o segundo dia do evento, técnicos do DAB irão ministrar oficinas temáticas sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) para o fortalecimento da Atenção Básica, Estratégia e-SUS AB no território e o Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS), Programa Requalifica UBS e UBSF, Saúde Bucal, Núcleo Ampliado de saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), e Processos de Trabalho na AB.

Para a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), Edylene Maria dos Santos, a programação do Encontro Estadual agrega harmonia ao trabalho que vem sendo realizado na região.  “Estamos torcendo para que este evento seja um sucesso contínuo, que nós possamos aproveitar a presença da equipe técnica do DAB aqui. Nosso papel, enquanto estado é fazer esse processo de aproximação das equipes e dos municípios, mesmo com toda a distância geográfica”.

 

 

Fonte: DAB/SAUDE.