Apoiadores do Cosems-AM participam da aula inaugural do Projeto Apoiador que discutiu as necessidades de saúde nos territórios

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 45

Iniciado em maio de 2017 o Projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestao Municipal do SUS teve nos dias 16 e 17 de maio em São Paulo a aula inaugural do Curso de Aprimoramento em práticas de apoio ao fortalecimento da gestão.


 Durante a mesa de abertura Ana Paula Pinho, gerente de sustentabilidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, afirmou que o “curso pretende provocar reflexões sobre a realidade de tabalho dos apoiadores e oferecer ferramentas para qualificar ainda mais suas ações.
O vice-presidente do CONASEMS, Carles Cezar Tocantins de Souza, destacou que o projeto dá à entidade “a certeza que estamos fazendo mais, vivendo e construindo um momento histórico no SUS, garantindo o apoio necessário para fortalecer as regiões de saúde e o protagonismo dos gestores municipais do SUS”.  Charles ainda agradeceu os parceiros e destacou a presença das diretoras Cristiane Pantaleão e Silvia Sirena Cremonez, ambas envolvidas no projeto e defensoras da estratégia apoiadores em seus respectivos estados desde antes da implementação do projeto por meio da parceria com HAOC via PROADISUS (Mato Grosso e Paraná já existiam apoiadores nos territórios).
 

 
Dulce Cerrutti, representante do DAI/MS, fez breve explanação dos dados de morbi mortalidade no Brasil, exemplificando a importância do apoiador conhecer as necessidades de saúde de suas e o diagnóstico de saúde das regiões.
A aula inaugural ministrada pelo Professor Luiz Carlos de Oliveira Cecílio foi iniciada com breve resgate histórico do SUS, passando pelas décadas de 80, 90 e anos 2000. Seguiu sua explanação destacando o papel dos apoiadores principalmente nos campos terapêutico e pedagógico, defendeu a ação fundamental dos apoiador interferindo nos campos do cuidado, eminentemente nas dimensões sistêmica e organizacional.
Seguiu-se um debate com Cecílio voltado ao esclarecimento de dúvidas e à escuta mais direcionada sobre a opinião do professor sobre temas de interesse ao desenvolvimento do trabalho dos apoiadores. O evento seguiu cumprindo seus objetivos: apresentar o primeiro conteúdo do curso de aprimoramento, iniciar suas atividades, apresentar a estrutura curricular bem como a metodologia e os recursos virtuais do ambiente de aprendizagem e integrar os membros da Rede Colaborativa.

O encerramento do evento contará com a presença do presidente do CONASEMS Mauro Guimarães Junqueira e o CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Paulo Vasconcellos Bastian.

 

Fonte: Conasems.