MUNICÍPIOS DO AMAZONAS REALIZAM CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 349

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e o Sarampo atingiu a metade do público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde. No total, mais de 11 milhões de doses das vacinas contra a pólio e o sarampo (cerca de 5,5 milhões de cada) foram aplicadas até esta segunda-feira (20), alcançando 50% das crianças de um ano a menores de cinco em todo o país.


 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal deles e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

Um total de 211.287 crianças foram vacinadas contra o sarampo no Amazonas, o que sinaliza 69,3% do público-alvo. Para poliomielite, a cobertura é de 40,1%, ou seja, 122.300 crianças imunizadas. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Os números integram o resultado parcial da Campanha Nacional contra Sarampo e Poliomielite, no Amazonas – capital e interior, que teve Dia D no sábado (18) e segue até o fim do mês.

As coberturas vacinais ainda estão longe da meta a ser alcançada, alerta o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, orientando aos pais que levem os seus filhos para vacinação, o mais rápido possível, de forma a evitar a expansão do sarampo e a volta da poliomielite, que não ocorre há mais de 30 anos no Brasil. A poliomielite causa paralisa infantil.

No caso da poliomielite, a meta é imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a 304.507 crianças a partir de um ano e menores de cinco anos, no Amazonas. Contra o sarampo, a meta nacional também é de 95% desse público, embora Manaus já tenha antecipado sua campanha, entre abril e junho, por conta do surto da doença. O público-alvo da vacinação contra o sarampo no Amazonas são as crianças de 6 meses a menores de cinco anos.


Onde vacinar

Os pais devem levar os filhos para se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Na capital, a vacinação também está ocorrendo nos Centros de Atenção Integral às Crianças (CAICs). Presentes em todas as zonas geográficas de Manaus, estas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.