TEFÉ GANHA PRÊMIO NA 15º MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 494

Com 342 trabalhos inscritos, aconteceu ao longo do dia 25 de Julho, no Hangar, em Belém, a 15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”, uma das atividades do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, representantes de secretarias municipais de saúde de todas as regiões do Brasil apresentaram experiências bem-sucedidas em seus municípios relacionadas a temas como planejamento, participação da comunidade, financiamento, gestão e atenção básica. “A ideia é justamente compartilhar experiências que são replicáveis e que possam servir de modelo para os outros municípios”, afirmou a coordenadora geral da Mostra, Marema Patrício.


 

 

Este ano, a Mostra Brasil Aqui Tem SUS teve 198 iniciativas voltadas para a temática da Atenção Básica. Desenvolvidas nos municípios, as experiências escolhidas passaram por uma comissão avaliadora e foram expostas no evento dentro de uma das oito temáticas relacionadas que são: Atenção Básica, Planejamento Local do SUS, Participação da Comunidade, Financiamento e o Fundo Municipal de Saúde, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Judicialização da Saúde, Vigilância em Saúde nos Municípios e Regulamentação do SUS.


O Projeto do Município de Tefé-AM “A educação permanente como eixo norteador no agir dos trabalhadores da secretaria municipal de saúde de Tefé-Am” ganhou premiação na categoria de melhores por região, tendo como prêmio um cheque de 10 mil reais. O Projeto tem como objetivo implementar estratégias da Educação Permanente em Saúde - EPS com os trabalhadores, realizar a sensibilização sobre EPS junto ao gestor do Município, realizar oficinas para a qualificação de multiplicadores em EPS e qualificar os trabalhadores da área da saúde utilizando Metodologias de EPS.

 

O projeto está impactando no cotidiano dos serviços e na valorização dos trabalhadores. Há uma perspectiva de mudança dos processos de trabalho, principalmente quando o controle social, gestão e trabalhadores estão dialogando no mesmo espaço. Há um impacto importante no empoderamento da equipe de facilitadores que tem produzido mudanças na vida e no trabalho dessas pessoas.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cosems-AM.