Romina Brito é a nova Apoiadora do ZIKALAB Laboratório de Formação do Trabalhador no contexto do Zika Vírus.

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 214

 
O ZIKALAB nasceu para atender uma demanda urgente de informação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da emergência em saúde causada pelo vírus Zika. O foco do projeto foi cuidar de quem mais precisa – a população mais vulnerável ao Zika: gestantes, mães e bebês nas regiões mais atingidas pela doença no Brasil.


 
O curso instrumentalizou as equipes de saúde e de atenção à pessoa com deficiência no processo assistencial de pacientes com Zika vírus, com foco no ciclo Materno-Infantil, desde a compreensão sobre a distribuição de casos, formas de contágio, prevenção, diagnóstico, monitoramento dos casos e estimulação do recém-nascido. Foram incorporados aspectos relativos aos processos de gestão, avaliação e princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).

No fim do mês de Agosto o #Zikalab esteve em reunião no CONASEMS com os Representantes dos Cosems do Amazonas e do Rio Grande do Norte.


Esses são alguns dos estados que receberão a segunda fase do projeto Zikalab para capacitação dos profissionais de saúde. No Estado do Amazonas a Apoiadora escolhida foi a Romina Brito, ex Secretária de Saúde de Nova Olinda do Norte, especialista em Administração hospitalar e Auditoria e Gestão dos Serviços de Saúde.


“O Projeto Zica Lab é uma oportunidade gratificante para o Amazonas, haja vista, que tem como objetivo a multiplicação do conhecimento no contexto do Vírus Zica, buscando o processo formativo de  profissionais de Saúde  para trabalhar toda linha de cuidado, (combate, prevenção, diagnóstico, acompanhamento, monitoramento) e os agravos gerados, como a microcefalia. Desta forma, é uma grande satisfação ser apoiadora deste projeto, que vai contribuir efetivamente para a criação de uma linha de cuidado no contexto do Zica Vírus no nosso Estado.” Declarou Romina.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cosems-AM.