Secretários Municipais de Saúde participam de Audiência Pública para discutir sobre Consórcio Intermunicipal na Área de Saúde

por Comunicação Cosems-AM
em News
Acessos: 408

O consórcio intermunicipal de Saúde é uma iniciativa autônoma de municípios localizados em áreas geográficas próximas que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços à população das cidades participantes.



Na manhã desta Terça (18), Secretários de Saúde reuniram-se na Câmara dos Vereadores de Itacoatiara para participar de uma audiência pública sobre Consórcio Intermunicipal na Área de Saúde. Os municípios convidados foram: Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves, Urucurituba, Nova Olinda do Norte e o município Polo Regional Itacoatiara.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde é um pacto entre municípios que se comprometem a executar, em conjunto,  os procedimentos de média e/ou alta complexidade com objetivo de melhorar a qualidade e o acesso da população no atendimento  na área de saúde, complementando as necessidades dos Municípios, principalmente os pequenos. Essas associações constituem uma forma inovadora de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) que a cada dia se torna mais comum em todo o Brasil.


O Secretário de Saúde de São Sebastião do Uatumã, Aurimar Simões declarou: “Durante a discussão falamos da importância desse Consórcio Intermunicipal com os municípios em torno da Regional de Itacoatiara. Agora é preciso a participação do Estado nessa discussão para garantir o financiamento e o reaparelhamento da estrutura do hospital e a garantia na contratação dos profissionais especializados.”
Os consórcios intermunicipais de saúde permitem racionalizar a utilização de recursos destinados a equipamentos, recursos humanos, instalações hospitalares, centros de especialização e transporte em saúde.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cosems-AM.