Começa Campanha de Vacinação contra H1N1 no Careiro Castanho

em News
Acessos: 142


O Amazonas, com destaque para a Capital Manaus, é o estado do País com mais casos confirmados e com suspeita de H1N1, que consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe e também conhecida como gripe suína. Ao todo já são 31 mortes confirmadas pelo vírus, segundo a 12ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O documento mostra também que já foram notificados 807 casos, sendo 115 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 152 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).


Na semana passada a SUSAM recebeu mais de dois milhões de doses da vacina. O Careiro foi um dos primeiros Municípios amazonenses a receber o medicamento, cerca de 9.137 doses já estão a disposição dos grupos prioritários nas unidades de saúde das zonas urbana e rural. O controle da vacina é feito pelo PMI. A determinação do Prefeito Nathan Macena, é que além de atender a procura nas UBSs, seja feito uma busca ativa para identificar as pessoas que se encaixam no grupo de risco e que ainda não tenham tomado a vacina. Para isso, a secretária Aldineia silveira, conta com a ajuda dos agentes comunitários de saúde que diariamente visitam casas coletando diferentes tipos de informações relacionadas a saúde da população.

O público-alvo da vacinação é formado por:
Crianças de seis meses a cinco anos;
Gestantes;
Profissionais de saúde e educação da rede pública e privada;
Indígenas;
Idosos com mais de 60 anos;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
Portadoras de outras condições clínicas especiais, como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Careiro Castanho-AM.