Cosems-AM presente nas Conferências Municipais de Saúde no Amazonas

em News
Acessos: 125

A 16ª Conferência Nacional de Saúde tem como tema central a "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", e está dividida em 03 Eixos Temáticos:

Eixo Temático I – Saúde como Direito
Eixo Temático II – Consolidação do SUS
Eixo Temático III – Financiamento do SUS

O Cosems-AM tem ajudado na realização das conferencias municipais de saúde através da sua equipe técnica. No primeiro momento foi construída uma cartilha de passo a passo para a realização das conferencias, além de modelo de decreto de nomeação, modelo de regimento e portaria, todo material foi distribuído eletronicamente a todos os secretários municipais de saúde.


A segunda etapa foi o suporte dado pelo telefone, com intuito de sanar as dúvidas referentes ao material e ajudar principalmente os gestores que estão realizando sua primeira conferencia municipal de saúde.


No ano de 2015 o Cosems/Am apoiou os municípios e conseguiu estar presente em 35 cidades do interior do Amazonas para ajudar a fazer as conferenciais municipais. Neste ano de 2019 a entidade pretende ultrapassar essa meta. Até o momento 32 municípios estão agendados para receber o apoio técnico em suas Conferencias.


Os Apoiadores Regionais do Cosems-AM já participaram das Conferencias dos Municípios de São Sebastião do Uatumã, Itamarati e Autazes, e parte do nosso corpo colaborativo está em deslocamento, as próximas cidades serão: Ipixuna, Guajará, Uarini e Alvarães.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.