A Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, encerra hoje (3). O evento aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona centro-oeste de Manaus

em News
Acessos: 80

 
O tema desta edição foi “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”. Representantes dos trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços, estão entre os delegados participantes da conferência, que visa a participação social no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também participam representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), do Ministério Público Estadual (MPE), da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), das Secretarias Municipais de Saúde, da Associação Amazonense de Municípios (AAM), entre outros.
O COEMS-AM foi representado pelo Secretário de Saúde de Lábrea, Dário Vicente.
O evento tem como objetivo a participação social na elaboração das políticas de Saúde do Brasil. Foi precedido das conferências municipais e conta com a participação de 550 delegados de 61 municípios. Durante a conferência estadual, estão sendo escolhidos os 76 delegados que vão representar o Amazonas na 16º Conferência Nacional, que será realizada em 4 a 7 de agosto, em Brasília. Também serão escolhidas as propostas a serem apresentadas pelos delegados estaduais na conferência nacional.
“É um fórum que acontece a cada quatro anos. O evento fomenta as principais Políticas Públicas da Saúde. Os debates contam com a participação da comunidade civil organizada através de seus representantes (25% de representantes dos trabalhadores da saúde, 25% de gestores e prestadores de serviço do SUS, e 50% de usuários do SUS)”, afirma o secretário do estado, que é o coordenador da Conferência.
A secretária geral da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, Ana Eli Vasconcelos, lembra que as Conferências são reguladas pela Lei Federal nº 8.142/1990, que institui maior participação popular na elaboração das políticas públicas voltadas à saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.