Livro traz relatos dos trabalhadores da saúde em Tefé

em News
Acessos: 103


Um pouco da experiência dos trabalhadores da saúde do Município de Tefé. Esse é o conteúdo do livro “Educação Permanente em Saúde em Tefé: Qualificação do trabalho no balanço do banzeiro”, lançado nesta quarta-feira (03/07), pela editora RedeUnida, durante o 35º Congresso do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), em Brasília.

O livro trás relatos de experiências de facilitadores que trabalham no projeto de educação permanente em saúde, além de artigos de profissionais da área. “São contadas experiências de trabalhadores nas suas áreas de atuação dentro do projeto. É um pouco da vivência de quem leva Saúde para a população do município”, comenta a secretária de Saúde de Tefé e uma das organizadoras da obra, Maria Adriana Moreira.

De acordo com Maria Adriana, o projeto conseguiu reorganizar o trabalho na área e melhorar os indicadores da saúde de Tefé. “Ainda não estamos cem por cento, mas conseguimos avançar bastante. Um exemplo é a imunização no município, que hoje conseguimos atingir a totalidade da meta, o que não acontecia antes”, lembra.

O projeto começou em 2017 e vem acontecendo de forma contínua, apesar dos cortes nos recursos. “Hoje levamos o trabalho adiante com recursos próprios do município. Incorporamos na política de saúde de Tefé, inclusive com a criação da Coordenação da Educação Permanente e do Fórum dos Trabalhadores em Saúde”, explica Maria Adriana.

Na avaliação da coordenadora do Projeto de Educação Permanente, a assistente social Renata Figueiró, atualmente, o projeto está em um momento de qualificação dos facilitadores, com treinamentos permanentes para o aprimoramento dos profissionais. “O próximo desafio é criar uma cultura dentro do funcionalismo de modo que todos compreendam a importância do trabalho”, opina.

Além do livro físico, a obra está disponível em formato digital (PDF e EPUB) no site www.editora.redeunida.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-Am.