Campanha de Incentivo à Amamentação enfatiza importância do apoio da sociedade

em News
Acessos: 75

Foi lançada nesta quarta-feira (31), a Campanha de Incentivo à Amamentação, que marca a Semana Mundial de Amamentação em mais de 170 países. Com o slogan “Incentive a família, alimente a vida”, o destaque neste ano é para a importância do amparo da família, amigos, empresas e profissionais de saúde às mulheres que estão amamentando.

Em defesa da ampliação da amamentação, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, enfatizou que são muitos os obstáculos enfrentados pelas mulheres para conseguirem amamentar seus filhos. “Nos primeiros meses de vida da criança o processo de adaptação das famílias é difícil e é preciso que essa mãe receba todo o apoio e empatia de quem a cerca. Amamentar é um ato natural, mas que ainda não é bem recebido por toda a população se feito em público, além do fato da maioria das empresas e órgãos não disponibilizarem espaços adequados para isso. Amamentação não é responsabilidade exclusiva da mãe, é uma responsabilidade social de todos nós”, finalizou Socorro.

Durante a cerimônia, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o Ministério vai retomar o inquérito sobre aleitamento materno ainda este ano “porque não reconhecer a amamentação como um indicador de saúde é uma falha que compromete outra série de dados relacionados à saúde das crianças.” Na ocasião, foi assinada portaria que habilita 39 unidades hospitalares como Hospital Amigo da Criança.

O lançamento da Campanha de Incentivo à Amamentação aconteceu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e contou também com a presença da representante da Unicef, Florence Bauer, do secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira e do secretário de saúde do DF e representante do Conass, Osnei Okumoto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONASEMS.