SECRETÁRIOS DISCUTEM NOVO FINANCIAMENTO PARA A SAÚDE

em News
Acessos: 47

 

 

 

Discutir um novo modelo para o financiamento federal da Saúde nos municípios. Este é o objetivo do 3º Fórum de Financiamento da Atenção Primária, evento do Ministério da Saúde que conta com o apoio e parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS/AM). O encontro está sendo realizado nesta terça-feira (22/10), no Manaus Plaza Shopping com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) e secretários municipais de saúde dos municípios amazonenses.

“Já foram visitados 12 estados brasileiros e percebemos que o modelo atual não está atendendo as demandas dos municípios. Eu mesmo já visitei seis estados e percebi que há grandes diferenças entre as regiões. O que funciona aqui no Amazonas, por exemplo, não funciona no Rio de Janeiro, e o mesmo acontece com os demais estados. Por isso é importante ouvir os gestores para fazer ajustes no modelo de financiamento”, comentou o diretor financeiro do CONASEMS Hisham Hamida.

Para o presidente do COSEMS/AM, Januário Neto, o mais importante nesse movimento é a possibilidade de os municípios construírem, juntos, o novo modelo com o Governo Federal e os Estados. “Desta forma, os gestores municipais conseguem desenvolver suas políticas públicas de acordo com suas reais necessidades. Ou seja, os processos deixam de ser engessados pelo Ministério da Saúde”, explicou.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.