São Gabriel de Cachoeira ganha prêmio “Campeões Contra a Malária 2019”

em News
Acessos: 90

 

O município de São Gabriel de Cachoeira ficou em segundo lugar no prêmio “Campeões Contra a Malária 2019”. A premiação, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) -, e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi realizada na sede da instituição, em Washington (EUA). O prefeito de São Gabriel, Clóvis Saldanha, e o secretário de Saúde do município, Fábio Sampaio, receberam o prêmio.


O trabalho premiado consistiu no projeto de controle da malária esse ano. Em 2018, o município sofreu uma forte epidemia da doença, o que obrigou órgãos locais como a Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Exército Brasileiro a se unir para combater a doença.

A situação foi contornada com o trabalho de controle vetorial, identificação das áreas infestadas pela malária e o tratamento dos doentes. O resultado, além de conter o surto, foi a premiação chancelada pela ONU.

O “Dia da Malária nas Américas” é comemorado anualmente no dia 6 de novembro. Foi estabelecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2007, após a 27ª Conferência Sanitária Pan-Americana. O combate à doença é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O número de casos de malária no Amazonas reduziu 18,5% entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que, nesta quarta-feira (06/11), juntamente com secretarias municipais, mobiliza suas esquipes em atividades internas e externas em alusão ao “Dia da Malária nas Américas”.

Os dados epidemiológicos da FVS mostram que de janeiro a outubro de 2019 foram notificados 52.579 casos da doença. Em 2018, no mesmo período, os casos  notificados estava na casa de 64.545 – 11.966 a mais. Uma redução de 18,5%.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.