Agentes de saúde receberão cursos de atualização em 39 municípios do Amazonas

em News
Acessos: 285

 

 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de 39 municípios amazonenses receberão cursos de atualização no cuidado primário à saúde da população. A ação é fruto de uma parceria entre o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), as Prefeituras Municipais e a Fundação Fiocruz. As inscrições para o processo de seleção pública simplificada de candidatos para ingresso nos cursos já estão abertas e podem ser efetuadas nas secretarias de saúde de cada município participante.

Estão sendo oferecidos os cursos de Atualização em Organização de Ações de Vigilância, Prevenção e Controle de Agravos Notificáveis e/ou Organização de Ações de Monitoramento de Agravos Imunopreveníveis. Os cursos serão de 40 horas, com 50 vagas para cada município e serão realizados na sede do próprio município. As aulas serão ministradas em período integral (nos turnos matutino e vespertino), em cinco dias corridos, nas datas estabelecidas no Edital.

Os participantes receberão Certificado de Atualização, desde que assegurado o cumprimento de, no mínimo, 75% de presença às atividades do Curso. “Toda ação de atualização e capacitação de agentes públicos de saúde significa um avanço no setor, principalmente no interior do Amazonas, onde o trabalho desses profissionais é fundamental para a saúde da população local”, comenta o presidente do COSEMS-AM, Januário Neto.

Em Manaus, a inscrição será unicamente para os ACE’s e a responsabilidade da seleção será da Escola de Saúde Pública de Manaus, situada na Av. Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D – Parque das Laranjeiras. Para inscrição, o ACE ou ACS deverá apresentar à Secretaria de Saúde do Município, os documentos solicitados no edital. Confira o edital no link https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=30719.

RESULTADO

A divulgação da lista de candidatos selecionados, será publicada no site do ILMD/Fiocruz Amazônia, no endereço  (https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=28031) e na sede da Secretaria Municipal de Saúde do município, no caso do município de Manaus, no site da ESAP (www.semsa.manaus.am.gov.br).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cosems-AM.