Inscrições abertas: I Congresso Virtual do Conasems

por malucosems
em News
Acessos: 448

 

Com o tema “Diálogos para o encerramento da gestão”, o Congresso com duração de 4 meses, será totalmente online e gratuito. Atividades iniciam dia 10 de julho com mesa de abertura e seminário com especialistas abordando orientações sobre o processo de encerramento de gestão 

Com objetivo de apoiar e qualificar a gestão municipal do SUS, levando em conta a situação de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, o Conasems lança seu I Congresso Virtual. A programação semanal, em formato inovador, vai contar com mais de 15 atividades online distribuídas ao longo de  quatro meses. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (01/julho) e a mesa de abertura será no dia 10 de julho, seguida do primeiro seminário do evento.

A programação segue com atividades semanais até 10 de novembro. As principais mesas serão mensais, tratando de temas relevantes para a gestão municipal, como Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Governança das Redes de Atenção à Saúde (RAS). O I Congresso Virtual do Conasems também vai contar com uma edição especial da Mostra Brasil, aqui tem SUS com apresentações de experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19 nos municípios. Além disso, o evento lançará novos episódios dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e vídeos da série #AedesNaMira em sessões comentadas com debate e troca de experiências, na estreia do #CineSUS.


INSCREVA-SE: EVENTO GRATUITO, ONLINE E INTERATIVO

Os conteúdos serão estrategicamente elaborados e apresentados para apoiar os municípios no processo de encerramento da gestão e auxiliar os trabalhadores do SUS no enfrentamento da pandemia da Covid-19. 

As inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (01) e ficarão abertas durante todo o período do Congresso, previsto para encerramento em novembro/2020.  A inscrição/cadastro pode ser feito de forma fácil e gratuita pelo Portal do Congresso https://www.conasems.org.br/congresso-virtual. A programação é voltada especialmente para gestores municipais de saúde e profissionais do SUS, porém, as inscrições são liberadas para acesso do público em geral.

Ressaltando que é essencial realizar a inscrição e preencher os dados para acessar o conteúdo e receber por email as notificações, alertas, materiais extras com conteúdos exclusivos e posteriormente certificados relacionados a atividades específicas. 

ABERTURA E PRIMEIRO SEMINÁRIO: ESPECIALISTAS ORIENTAM SOBRE ENCERRAMENTO DA GESTÃO 

A cerimônia de abertura do I Congresso Virtual do Conasems, será feita no dia 10 de julho, a partir das 14h e contará com representantes dos três entes da gestão do SUS – Ministério da Saúde, Conass e Conasems – além do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). 

Também no dia 10, logo após a abertura, às 14h30, acontecerá o primeiro grande seminário do Congresso sobre encerramento da gestão. Com convidados especialistas, o objetivo é debater as principais obrigações legais e aspectos de gestão a que deverão estar atentos até o encerramento da atual gestão, considerando inclusive as questões adicionais trazidas pela pandemia do coronavírus, bem como tratar da importância do processo de transição entre a atual e a futura gestão que terá início em 2021, para que se garanta a continuidade da prestação adequada de serviços de saúde à população. 

O debate vai destacar a necessidade da realização de um balanço dos planos municipais de saúde com a finalidade de prestação de contas e também de elencar pontos para diálogo com a futura gestão. Além disso será ressaltada a importância do registro de todos os atos administrativos desenvolvidos  e atualizados nos sistemas de informação oficiais.

Confira aqui a lista de palestrantes, os temas e a programação do Seminário

MOSTRA ESPECIAL BRASIL AQUI TEM SUS: ENFRENTAMENTO DA COVID-19

A primeira mostra virtual “Brasil, Aqui Tem SUS – Covid 19”, como o próprio nome sugere, será voltada para as narrativas de experiências exitosas de profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia. Será uma oportunidade para todos os estados e o DF relatarem suas experiências de reorganização das redes de atenção, dos fluxos de trabalho e de reorganização da assistência para conseguir oferecer o cuidado para os pacientes com Covid-19, num contexto em que outras necessidades em saúde da comunidade não cessam. 

Serão quatro meses de mostra, haverá um portal exclusivo para publicação das experiências e reportagens especiais sobre os projetos selecionados. Os profissionais de saúde poderão submeter experiências para a Mostra Brasil aqui tem SUS Especial – Covid 19 após a publicação do edital com todas as especificações e regulamento que será disponibilizado em breve no Portal do Congresso. 

CineSUS: EXIBIÇÕES COMENTADAS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS 

Novos episódios da 4ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e os vídeos da série #AedesNaMira, sobre trabalhos selecionados no âmbito do Projeto Aedes na Mira, serão apresentados em formato de watch parties, onde, virtualmente, os documentários serão exibidos em uma estréia comentada, com debates ao vivo com os autores. Todo mês um vídeo novo será lançado durante a programação do #CineSUS. Na Semana Especial da Vigilância, todos os dias novos vídeos sobre o tema serão disponibilizados. Experiências exitosas no combate ao aedes, integração entre Vigilância e Atenção Básica em municípios de várias partes do país são os destaques das estreias. 

Em breve divulgaremos as sessões do #CineSUS, acompanhe as novidades nas nossas redes sociais!

36ª CONGRESSO CONASEMS

O Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde é realizado anualmente pelo Conasems há 35 anos, com discussões voltadas à formulação e implementação de políticas públicas de saúde, sempre privilegiando a troca de experiências como meio de conferir profundidade aos temas abordados. Em 2020, a 36ª edição, estava prevista para o período de 08 a 10 de julho, na cidade de Campo Grande-MS, tendo como expectativa de público mais de 5.000 pessoas de todos as partes do Brasil. Devido à pandemia da Covid-19, a realização do evento presencial foi adiada para 2021 em data a ser confirmada.


 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conasems.