A IMPORTÂNCIA DE LEVAR O ATENDIMENTO PRIMÁRIO DA ATENÇÃO BÁSICA PARA A POPULAÇÃO

por malucosems
em News
Acessos: 281

 

 

A Secretária de Saúde do Município de Tefé, Lecita Marreira esteve na sede do COSEMS-AM na manhã dessa quinta-feira (29). Aproveitando a oportunidade, relatou para a assessoria de comunicação do conselho a importância de levar o atendimento primário da atenção básica para a população através de ações que impulsionam e elevam a eficiência dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde.
Uma das ações que mais vem dando resultados positivos na gestão foi a ampliação no horário de funcionamento de 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade de Tefé. A partir das 19h, as unidades passam a funcionar como Serviço de Pronto Atendimento (SPA) até às 23h, onde o paciente passa pelo atendimento ambulatorial e só é encaminhado para o hospital se realmente houver necessidade de internação. Para a secretária o foco no atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desafogou o fluxo de pacientes não graves no hospital da cidade.
Outra ação realizada foi a descentralização do local de entrega de medicações, agora cada UBS é abastecida com medicamentos. Assim, o usuário é atendido pelo profissional e já sai com a medicação necessária. Além disso, as unidades também estão realizando testes rápidos de Covid-19 e malária. Foi criado um fluxo de trabalho onde há divisão de paciente assintomático e sintomático, onde os pacientes sintomáticos já saem das unidades medicados. Esse fluxo potencializou o atendimento e a descoberta no início da doença, evitando maiores complicações para o estado de saúde dos pacientes.
A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Atenção Básica iniciou no mês de Abril (20), a programação de atendimentos na Unidade Básica de Saúde Fluvial “Vila de Ega” (UBSF), em comunidades e localidades do Rio Tefé. A UBS estará dispondo de profissionais, Enfermeiros, Médicos, Dentista, Bioquímico, Auxiliar de Farmácia, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Vacinador, Técnico de Saúde Bucal e Técnico Administrativo.
Nos atendimentos serão ofertados serviços de, Consulta médica (Avaliações, solicitações de exames laboratoriais, renovação de laudo, renovação de receita e atendimentos aos programas), Consulta de enfermagem (Pré Natal, Coleta de Pccu, Antropometria, Anamnese, atendimentos aos programas), Consultas odontológicas (Avaliação odontológica e Extração), Laboratório (Coletas de exames específicos com resultados na hora), Farmácia com dispensação de medicamentos sob prescrição do Medico/Enfermeiro, Sala de vacina com todas as vacinas de rotina tipo, Campanha Influenza, Campanha Covid-19 (Prioridade: ribeirinhos a partir de 35 anos) e Educação em Saúde em geral.
A UBSF atenderá cerca de 28 comunidades de Tefé, entre elas, as comunidades, Vila Moura, Deus me deu, Cajueirinho, Abil, Barreira das onças, Santa Cruz de Cima, Santa Cruz de Baixo, Boa vista, São Francisco do Itaúba, Cacauatuba, Mucurão II (Flutuante), Mucurão I (Flutuante), Deus e Pai, Aranatuba, Paxiubinha, Ponta da Sorva, Santa Teresa, Bom Futuro, Igarapé da Barreira do Pente, Santa Maria do Boto, Morada nova, Preciosa, Bela Vista do Sapiá, São Raimundo do Sapiá, São Raimundo do Moquental, Tauarí, Piraruáia e Turé.
Além do atendimento na UBSF, as comunidades também contam com o serviço de profissionais de saúde que ficam localizados nas áreas ribeirinhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do COSEMS-AM